Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

mpox

Estados Unidos confirmam primeiro caso de nova variante da mpox

O Departamento de SaĂșde PĂșblica da Califórnia, nos Estados Unidos, confirmou o primeiro caso da nova variante de mpox no paĂ­s.


Foto: Agência Brasil - EBC

Em nota, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano (CDC, na sigla em inglĂȘs) informou que o caso estĂĄ relacionado ao surto da variante na África central e oriental.

A infecção foi confirmada em um viajante que esteve recentemente na África Oriental. O paciente foi atendido em uma clĂ­nica logo após retornar aos Estados Unidos e foi liberado. Desde então, ele segue em isolamento, em casa, sem necessidade de nenhum tipo de tratamento especĂ­fico para mpox, com quadro geral em evolução.

"Com base no histórico de viagens e nos sintomas, as amostras do paciente foram testadas e confirmadas quanto à presença da nova variante da mpox. As amostras estão sendo enviadas ao CDC para caracterização viral adicional. Além disso, o CDC estĂĄ trabalhando com o estado da Califórnia para identificar e acompanhar potenciais contatos."

Mesmo após o primeiro caso confirmado, o comunicado avalia que permanece baixo o risco imposto pela nova variante para o pĂșblico em geral nos Estados Unidos e destaca que o paĂ­s continua a registrar casos esporĂĄdicos de outra variante, mais comum, da mpox.

EmergĂȘncia global

A Organização Mundial da SaĂșde (OMS) convocou para a próxima sexta-feira (22) uma reunião do comitĂȘ de emergĂȘncia para reavaliar o cenĂĄrio de mpox no mundo. Em agosto, o mesmo comitĂȘ declarou a doença como emergĂȘncia em saĂșde pĂșblica de importância internacional.

Dados da entidade revelam que, de 1Âș de janeiro de 2022 a 30 de setembro deste ano, 109.699 casos de mpox foram confirmados em todo o mundo, além de 236 mortes. Pelo menos 123 paĂ­ses reportaram casos da doença.

O continente africano responde pela maior parte das infecções – 11.148 casos confirmados entre 1Âș de janeiro a 3 de novembro de 2024, além de 46.794 casos suspeitos. A África contabiliza também 53 mortes confirmadas por mpox e 1.081 óbitos suspeitos.

A RepĂșblica DemocrĂĄtica do Congo segue liderando o ranking, com 8.662 casos confirmados, 39.501 casos suspeitos, 43 mortes confirmadas e 1.073 óbitos suspeitos pela doença. Em seguida aparecem Burundi, com 1.726 casos confirmados, e Uganda, com 359 casos confirmados.

AgĂȘncia Brasil

Saúde Mpox Estados Unidos Paciente CDC OMS Caso Confirmado

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!