Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Aedes aegypti

Recorde histórico: Números oficiais indicam crescimento de 412% nas mortes por Dengue no Brasil em 2024


Imagem ilustrativa por NIAID (CC)

De acordo com dados oficiais do painel de monitoramento do Ministério da Saúde, as mortes por Dengue no Brasil aumentaram 412% em 2024 em relação ao ano anterior, totalizando 6.041 óbitos em decorrência de 6.649.338 casos registrados.

Em comparação, em 2023, o Brasil registrou oficialmente 1.658.816 casos de Dengue (aumento de 300,8%) e 1.179 mortes em decorrência da doença.

Ainda sem considerar cerca de 900 óbitos em investigação, os números representam um recorde absoluto na série histórica.

O Ministério da Saúde, sob a liderança da ministra Nísia Trindade, que enfrentará neste ano uma disputa para manter seu cargo — de interesse total do Centrão, que desde 2023 apresenta nomes para substituí-la — justifica o aumento de casos e mortes por dengue no Brasil devido às "mudanças climáticas" e ao "surgimento de novos sorotipos".

Ministra Nísia Trindade | Imagem por Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil


Dados do governo apontam que mais de 75% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão em residências privadas comuns.

Ainda no início deste ano, o governo deve divulgar um estudo, a ser concluído ainda em janeiro, que estimará o número de "casos prováveis em diferentes cenários" a serem registrados em 2025.

As projeções iniciais do governo indicam que seis estados — São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná — poderão registrar números ainda maiores do que os do ano passado.


O Apolo Brasil

Brasil Aedes Aegypti Dengue Ministério Da Saúde Nísia Trindade Governo Federal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!