Blitz educativa alusiva ao Dia Internacional da Mulher- Foto: Foto: Paula Helena S.Tejada
Em 2024, Mato Grosso do Sul concedeu, em média, 39 medidas protetivas de urgĂȘncia por dia para mulheres em situação de risco. Segundo o Monitor de ViolĂȘncia Contra a Mulher, que reĂșne dados da Secretaria de Justiça e Segurança PĂșblica (Sejusp) e da PolĂcia JudiciĂĄria de MS, foram registradas 15.386 solicitações ao longo do ano, com 14.228 medidas efetivamente concedidas.
As cidades com maior nĂșmero de medidas incluem Campo Grande (5.283), Dourados (1.301), TrĂȘs Lagoas (814) e CorumbĂĄ (745). No entanto, mesmo com esses mecanismos de proteção, 35 mulheres perderam suas vidas para o feminicĂdio no estado, a maioria delas assassinada com armas brancas.
Neste Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sĂĄbado (8), a luta pela segurança e dignidade das mulheres segue sendo um desafio. A data reforça a necessidade contĂnua de combate à violĂȘncia de gĂȘnero, pois, apesar dos avanços, muitas ainda vivem sob ameaça e medo.
Como parte das ações de conscientização, a prefeitura de CorumbĂĄ promoveu uma blitz educativa no cruzamento das ruas Frei Mariano e 13 de Junho, reunindo órgãos de apoio às mulheres. A iniciativa contou com a presença da vice-prefeita Bia Cavassa e da vereadora NanĂĄh Cordeiro, destacando a importância da denĂșncia e do acesso à proteção.
ViolĂȘncia não é amor. SilĂȘncio não é opção.
Se vocĂȘ ou alguém que conhece estĂĄ em situação de risco, denuncie. Ligue para o 190 (PolĂcia), 180 (Central de atendimento à mulher) ou acesse www.naosecale.ms.gov.br
VocĂȘ não estĂĄ sozinha!