Entre os dias 10 e 12 de março, a região rural de Corumbá recebeu o atendimento itinerante do Ônibus Lilás, uma iniciativa voltada ao bem-estar e à saúde feminina. Com uma programação especial, o projeto levou à comunidade serviços como vacinação, palestras e ações de assistência à mulher. As atividades foram realizadas em Albuquerque, Assentamentos Paiolzinho e Taquaral.
A vereadora Nanáh Cordeiro, Procuradora da Mulher na Câmara Municipal, acompanhou os três dias da ação, ouvindo as demandas da população e reforçando a importância de iniciativas que garantam acesso a direitos e serviços essenciais para as mulheres da região.
Lideranças locais destacam a relevância da ação
Em entrevista, Abdiel Alvarez, presidente da Associação São Gabriel, enfatizou o impacto positivo da iniciativa na valorização e no empoderamento das mulheres do campo.
"Essas ações são importantes para a valorização e empoderamento da mulher, trazendo cidadania, atividades e atendimentos essenciais. É fundamental que eventos como este não aconteçam apenas em um dia. Precisamos ter a semana da mulher, o mês da mulher, pois é necessário dar acolhimento a essas mulheres que, muitas vezes, não têm acesso a serviços e atendimentos básicos", ressaltou.
A moradora da região, Andressa Maldonado Estabulis, também destacou a necessidade de ações frequentes para atender às demandas das comunidades mais afastadas.
"Muitas pessoas aqui não têm recursos básicos e precisam ir até a cidade para acessá-los. Em muitos casos, além do deslocamento, há os custos com exames, o que dificulta ainda mais a vida de quem mora em regiões mais distantes", explicou.
Já Vera Lúcia Batista, presidente da Associação das Mulheres do Assentamento São Gabriel e da Brigada Voluntária do Pantanal, reforçou que a continuidade desse trabalho é essencial para garantir atendimento e informações às mulheres da área rural.
O Ônibus Lilás tem sido uma ferramenta fundamental para levar informação, assistência e acolhimento a mulheres que, por estarem longe dos centros urbanos, muitas vezes enfrentam dificuldades no acesso a serviços essenciais. A ação reforça a importância de políticas públicas que garantam atendimento contínuo e estruturado para essa população.