Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Internacional

Pastor impede que igreja seja incendiada em ataque no Paquistão

A Igreja Pentecostal Bethaniya, em Punjab, foi invadida por dois homens não identificados que tentaram incendiar o salão de culto


Púlpito da Igreja Bethaniya que quase foi incendiada. (Foto: Pakistan Christian Post)

Dois homens não identificados tentaram incendiar uma igreja evangélica no Paquistão na noite de sábado (05). Graças à rápida intervenção do pastor, o ataque foi impedido, disseram fontes locais.

O pastor Tanveer Boota, da Igreja Pentecostal Bethaniya, no distrito de Kasur, em Punjab, relatou que estava descansando na casa pastoral quando, por volta da meia-noite, acordou com um ruído vindo do salão principal.

Ao notar uma luz vindo do salão da igreja, ele decidiu abrir a porta.

"Eu vi dois homens com os rostos cobertos, e um deles estava ateando fogo a uma cortina na janela", contou o pastor Boota ao Christian Daily International-Morning Star News.

"Eu gritei com eles e corri para impedi-los, mas eles escaparam pela entrada principal."

Ao ouvir o tumulto, o irmão mais novo do pastor, Usman Boota, também despertou e correu para o local. Ele apagou as chamas que consumiam a cortina, enquanto o pastor chamava a polícia.

"Logo depois, uma equipe policial liderada por oficiais superiores chegou ao local e, durante a investigação, encontrou uma garrafa contendo querosene e um bastão com um pano amarrado na ponta, que foi usado para iniciar o incêndio", relatou o pastor Boota.

Cortinas queimadas. (Foto: The White Posts)

Sem ameaças

Boota afirmou que nunca recebeu ameaças direcionadas a ele ou à sua igreja e que também nunca houve registros de tensões religiosas na região, onde estão outras quatro igrejas pentecostais, além de uma igreja católica.

"Há cerca de 500 famílias cristãs vivendo em nossa região, e nunca enfrentamos qualquer hostilidade por parte de nossos vizinhos muçulmanos", disse ele. "Ainda não consigo compreender por que alguém quis incendiar nossa pequena igreja."

Ele contou que a igreja Bethaniya, formada por 16 famílias, foi estabelecida há apenas dois anos.

Ao ser questionado sobre a razão de ter mencionado no Primeiro Relatório de Informações (FIR) que o incidente poderia ser uma tentativa de roubo, o pastor Boota esclareceu que essa declaração foi inserida pela polícia no FIR sem sua autorização.

"Na verdade, foi a polícia que espalhou os livros e papéis no tapete para dar a impressão de que o incidente foi uma tentativa de roubo frustrada", afirmou ele.

Ele afirmou que, durante as reuniões com o chefe de polícia do distrito e outros oficiais, recebeu a garantia de uma investigação detalhada. Os policiais explicaram que aguardavam os resultados da análise das impressões digitais para auxiliar na identificação dos suspeitos.

Gratidão a Deus

O pastor, que tem 40 anos de idade, iniciou seu ministério há oito anos e ergueu a igreja em um terreno de sua propriedade.

"Somos extremamente gratos a Deus por ter protegido nossa igreja e residência do incêndio", declarou o pastor Boota.

"Confiamos que as autoridades garantirão que os responsáveis por este ato criminoso sejam levados à justiça, para que nenhum outro malfeitor tente perturbar a harmonia religiosa em nossa região."

Em novembro de 2023, um incêndio, atribuído a um possível ataque criminoso, atingiu um prédio de uma igreja presbiteriana em Lahore, capital da província de Punjab.

As chamas consumiram o altar da igreja, um armário contendo Bíblias e outros livros cristãos, além de dois aparelhos de ar-condicionado, móveis e diversos outros itens.

A princípio, eles acreditavam que o incêndio criminoso tivesse motivação religiosa. Mas uma investigação policial revelou que o responsável pelo fogo foi um membro sênior da congregação, que também atuava como tesoureiro da sessão, em uma tentativa de assumir o cargo de pastor.

O suspeito havia enviado anteriormente uma carta falsa de ameaça, atribuída a um grupo islâmico, com o objetivo de intimidar o pastor. Ao não alcançar o resultado esperado, decidiu incendiar o prédio da igreja e responsabilizar o suposto grupo islâmico, tentando reforçar a ideia de que a vida do pastor estava realmente em perigo.

Com uma população composta por mais de 96% de muçulmanos, o Paquistão ocupa a 8ª posição na Lista Mundial de Observação de 2025 da Portas Abertas, que destaca os lugares mais desafiadores para os cristãos viverem.

Com informações do Morning Star News

Paquistão Perseguição a Cristãos Igreja Perseguida Igreja Pentecostal Bethaniya Mundo Cristão Notícias Internacional

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!